CONHEÇA O CLUBE DO EXÉRCITO

O Clube do Exército de Brasília foi inaugurado na noite de 25 de agosto de 1977 com a presença do Presidente da República, General de Exército Ernesto Geisel, do Ministro do Exército, General de Exército Sylvio Couto Coelho da Frota e demais autoridades civis e militares.

CONSTRUÇÃO DO CLUBE DO EXÉRCITO

1. ANTECEDENTES

O Departamento de Engenharia e Comunicações - DEC (atual Departamento de Engenharia e Construção) foi transferido do Rio de Janeiro para Brasília, em janeiro de 1972, sendo o primeiro Departamento a mudar para o Planalto Central.

Os oficiais recém-chegados, além dos que estavam servindo nos Escalões Avançados do Gabinete do Ministro e do Estado-Maior do Exército, passaram a frequentar o Clube das Forças Armadas, que funcionava em pequeno prédio junto ao Brasília Palace Hotel (próximo ao Palácio da Alvorada).

No início de 1975, as instalações do Clube das Forças Armadas não mais atendiam ao pessoal do Exército. No carnaval do mesmo ano, foram feitas algumas adaptações temporárias com tapumes de madeira, no térreo do recém-construído Hotel de Trânsito de Oficiais no Setor Militar Urbano.

Vários oficiais ponderaram ao General de Divisão Bento José Bandeira de Mello, Chefe do Gabinete do Ministro, que o Exército necessitava de um clube em Brasília.

2. ESCOLHA DO PROJETO

A Diretoria de Obras Militares - DOM já havia estudado a possibilidade da construção de um clube em Brasília, e tinha em seu poder projetos e maquetes então apresentados. Por intermédio do DEC, foi realizada uma exposição do material existentes.

A exposição compunha-se de quatro maquetes e respectivos projetos, entre eles, um de autoria de Oscar Niemeyer e outro do Engenheiro Hélio Ferreira Pinto. A Comissão de Escolha e Execução do Projeto do Clube do Exército de Brasília era presidida pelo General de Divisão Ênio dos Santos Pinheiro - Secretário-Geral do Exército, sendo seus demais integrantes o General de Brigada Eduardo Henrique Ellery - Diretor de Obras Militares e o Tenente-Coronel Engenheiro Álvaro Duarte de Oliveira, do Gabinete do Ministro do Exército.

O projeto escolhido foi o do Engenheiro Hélio Ferreira Pinto e, após licitação, a construção foi iniciada.

3. CONSTRUÇÃO

Do projeto original constava um ginásio de esportes, localizado próximo à então entrada do Clube. A construção foi iniciada, e realizada aceleradamente no restante de 1975 e nos anos de 1976 e 1977. Alguns fatos interessantes, entre outros, aconteceram durante a construção.

A rua de acesso ao Setor de Clubes Sul passava em frente onde hoje é a entrada principal do Conjunto da Diretoria e Salão de Festas. Para unir as duas áreas do Clube (a Social e a Esportiva) estava prevista a construção de dois pequenos viadutos.

O General Bento solicitou a verificação da possibilidade dos viadutos ficarem a cargo do GDF. Após estudos, o Governador decidiu construir uma nova rua de acesso do Setor de Clubes Sul, além dos lotes previstos para os clubes, rua que permanece até os dias de hoje.

Quando as obras já estavam adiantadas, o General Knaac, Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas ofereceu ao Exército a Sede do Lago do Clube das Forças Armadas. Em visita ao local foi verificado que o clube já possuía uma piscina e uma grande cobertura com instalações, entre outras, de serviços de bar.

No entanto, a construção do Clube do Exército já estava bastante adiantada, o que inviabilizava a troca de local. Foi então sugerido que as instalações fossem aceitas pelo Exército e destinadas ao Clube de Subtenentes e Sargentos, que aceitou a oferta. Em meados de 1977, um incêndio irrompeu no escoramento de madeira que sustentava a cobertura, do salão de festas. Foi um grande incêndio, com uma imensa nuvem negra vista de quase todos os cantos de Brasília.

4. DIRETORIA DO CLUBE

Por decisão do General Bento foi estabelecido que a Presidência do Clube seria exercida pelo Secretário-Geral do Exército. Com a conclusão do Clube do Exército, o antigo Círculo Militar de Brasília foi a ele integrado como a Sede do Setor Militar Urbano.